Dona da Porrah Toda

"Enquanto você se esforça pra ser um sujeito normal e fazer tudo igual, eu do meu lado aprendendo a ser louco, maluco total, na loucura real..."

Sustentabilidade e os 3 R's

 Mamãe tá brava e a culpa é minha!

           A mãe natureza é perfeita no que faz, mas todo mundo concorda que deixar a mãe da gente zangada é bulinar com o diabo kkk, pois até ela conseguir enfiar na nossa cabeça que somos nós que estamos errados, nós amargamos em casa dias não muito bons hehe.Tem mãe que pune o filho com o silêncio e o desprezo, e tem mãe que faz um escarceu, um verdadeiro inferno movido a chantagens emocionais, reclamações diretas, e tem mãe que simplismente vai deixar você arcar sozinho com as consequências pois não foi uma, mas milhares de vezes que ela te avisou de algo, antes de você se vê alí completamente ferrado; então, muito obviamente, ela não sentirá nem mesmo uma leve dor na consciência de te "abandonar" alí a mercer dos fatos, prova de que ela te ama, pois as vezes precisamos passar pela situação para aprendermos a sair ou lidar com ela.

         Com a mãe natureza não é diferente, o planeta já vem dando sinais de "cuidado!" já não é de hoje, mas nós como todo "bom" filho não paramos pra ouvir, apenas demos de costas e saímos provocando ainda mais a sua ira. Ela tentou uma, duas, três, trocentas mil vezes nos avisar, nos mostrar o que estávamos fazendo, e por pura arrogância ou falso domínio, acreditamos que ela apenas exagerava, tal como aquelas mães que adoram um drama mexicano para ficarem ressaltando tal qual seria uma trági-comédia as suas vidas. Então ela mudou de postura, algumas reações ríspidas, mudanças repentinas de temperamento, ora o clima estava bom, estável, de repente passou a se tornar assustadora, fechada, com rompantes de fúria como se tivesse se tornado vingativa. As coisas pioraram a tal ponto e se alastraram num espaço de tempo tão curto de forma tão brusca, que meio que não tivemos escolha, paramos e começamos a tentar dar ouvidos a nossa mãe natureza. O desespero agora toma conta, pois como toda mãe nervosa, ela não quer mais saber de dialogar, não quer perder mais seu tempo com as promessas que fazíamos e não cumpríamos.agora não tem conversa, é fazer ou fazer, não tem mais essa de castigo, só consequências. Agora é ela que adotou a postura do "fod*", perdeu a confiança, e se temos a intenção de retomá-la, é melhor começarmos a arrumar nossa bagunça, colocar tudo no lugar do jeito que estava, apenas calar a boca e obedecer, até que ela possa se acalmar e decidir nos perdoar pela burrice que fizemos. (texto de G.A.Q)

       
            Então, após essa boa reflexão, para fins de arrumar a "bagunça", vamos entender como isso funciona...afinal, o que é sustentabilidade, reciclagem, educação e consciência ambiental ? -  Porque aprender sobre isso e praticar é mais que aconselhável nesse momento?

ENTENDENDO O PROCESSO :

         Você, ser humano e vivente deste planeta, pertence idependente da sua vontade (ou quão anti-social você seja kk) ao meio em que vive (meio ambiente). Isso faz (até para sua própria sobrevivência) com que você desenvolva e estabeleça uma relação saudável com este meio (uma espécie de polítca da boa vizinhança, onde uma hora você pede uma xícara de açucar emprestado e/ou em outra você empresta (mesmo achando que seu vizinho não passa de um folgado (a) kkk). Nesse lance todo tudo o que precisamos entender, e quem já entende está tentando semear (leia-se nessa parte disseminar, pregar, converter, enfim, fazer você cair a ficha e praticar), é que nosso convívio no meio ambiente é uma constante prática de política da boa vizinhança, precisamos entender que a mãe natureza, o planeta não é somente uma fonte de recursos renováveis inesgotáveis, e para que seja, precisamos contribuir, devolvendo o que "pegamos" emprestado para que nunca falte.

          O fato é que após sucessivos "empréstimos" de "xícaras de açucar" passamos a acreditar que a "casa do nosso vizinho" era nossa vendinha particular; passamos a fazer uma pindura de tudo que pegávamos emprestados, e nos tornamos o "vizinho folgado" da mãe natureza. Não sei porque não pensamos nisto, mais uma hora ou outra ela ia bater em nossa porta e nos cobrar essas "xícaras de açucares" entre outras coisas, e esta prestes a nos deixar de calças na mão (se bobear, nem isso). Então prepare seu kit de gentilezas, está na hora de começar a sessão agradinho e praticar a reciclagem e uma vida mais sustentável, para que seu "vizinho" não resolva processar você! hehe.


A PRÁTICA DOS TRÊS R's

          REDUZIR, REUTILIZAR, RECICLAR, esses são sem dúvida alguma os três "erres" mais importantes de toda história ambiental. Nunca se falou tanto, nunca se discutiu e incentivou tanto a prática desses três temas. Antigamente se você mencionasse que reutilizou ou reciclou algo te chamariam de pobre no sentido pejorativo da coisa, entenderiam que você estava "precisado de dinheiro" e desesperado, chegando ao ponto de usar destes recursos para sobreviver. Provavelmente, dependendo da classe social que você estivesse inserido na sociedade, haveria até uma certa repulsa, afastamento ou buchichos quando você se aproximasse, fora as piadinhas na sala de aula, cochichos no pátio na hora do intervalo ressaltando quão horrível é aquele seu cardeno feito com base de cadernos de outros anos, ou costurado na lateral com linha de crochêt, etc e tal (as pessoas de antigamente também queriam mas não sabiam muito bem como reciclar, só conheciam papel marchê, então visualmente as coisas recicladas não eram mesmo muito bonitas kk). Mas hoje tudo mudou, tem até casas de material reciclado, camisas feitas apartir de pets, bolsas, puffs, além dos alimentos reaproveitáveis que utilizam nas receitas as cascas, tudo que anteriormente era disperdiçado, entre muitas outras coisas...então dizer que você reutiliza materiais antigos ou recicla coisas é dizer que você é cool, moderno, ligado e antenado com o que acontece no mundo. Mas para não passar vergonha na hora que te perguntarem o que, como, onde e porque ser adebto desta "moda" necessária, veja a seguir e com mais detalhes cada um dos três R's :




REDUZIR :


   É quando jogamos menos coisas fora e consumimos menos e de forma mais racional, aproveitando melhor os alimentos, evitando desperdício na hora de transportá-los, armazená-los e prepará-los.









REUTILIZAR:


    É não jogar fora as coisas que não nos servem mais: livros, roupas, brinquedos podem ser doados; podemos reutilizar as folhas de papel como rascunho, levar as sacolas plásticas de supermercado para as novas compras até elas acabarem e não aceitar mais sacolas plásticas, optando pelas retornáveis, também podemos dar preferência a produtos que utilizam embalagens recicladas.











RECICLAR:  

É pegar aqueles resíduos que ficariam anos e anos decompondo em meio ao ambiente e transforma-los novamente em produtos, basicamente.




  Viu como basicamente não é muito difícil entender de educação ambiental ? Ainda falta falar de sustentabilidade, mas vou deixar esse tema para o próximo post okays !!!
 
   Se você se interessou em participar dessa luta a favor da mãe natureza e não tem idéia ou acha que não tem tempo para começar alguma coisa, começe por você, começe por sua casa, pelo meio em que vive, trabalha ou estuda, começe de alguma forma, posso garantir que reagir de alguma forma é positivo e viciante e para não deixá-lo sem uma trilha de começo de caminhada, abaixo segue algumas coisas que você já pode começar a fazer...Boa Sorte e mande notícias da sua empreitada postando nos comentários seus primeiros resultados...byes!!!
 


Algumas dicas do que podemos fazer individualmente:







espuma de detergentes e sabões não biodegradáveis
 •Use detergente com moderação e dê preferência aos detergentes biodegradáveis, que se decompõem. Bicarbonato de sódio e água servem para limpar banheiros, cozinhas e tapetes; e hoje em dia até a esponja de aço é biodegradável, apoie a causa, compre marcas que pensam no meio ambiente.







•Filtros de café, toalhas de papel e outros objetos são branquinhos porque foram alvejados por processos químicos. Este processo gera uma substância altamente tóxica aos rios e lagos. Podemos dar preferência a panos de prato e coadores de panos, que são reutilizáveis.




•Filme plástico transparente usado para embalar alimentos é aderente graças a processos químicos que quando entram em contato com os alimentos podem contaminá-los. Guarde os alimentos em embalagens de vidro ou plástico reutilizáveis e biodegradáveis.





•Não utilize sacolas de supermercado que não sejam biodegradáveis para ensacar seu lixo, elas não decompõem no meio ambiente. Saco de lixo consciente é biodegradável, pense nisso! Leve sua sacola reciclavel para carregar as compras do mercado.










•Dê preferência a produtos que não tenham embalagem de isopor: Daqui a 500 anos aquela embalagem ainda estará na superfície da Terra e elas só estão ai, porque ainda tem gente que compra, pense nisso!










•Substitua as lâmpadas comuns por lâmpadas econômicas, além disso, dê preferência a utilizar a luz natural. Além de economizar na conta de energia estará ajudando o planeta! Sabia que apenas 10% do consumo de energia de uma lâmpada comum viram luz? Os outros 90% geram apenas calor.




•Utilize a máquina de lavar cheia e sempre que possível reutilize a água da lavagem das roupas para a limpeza de quintais, lavagem de banheiros, janelas...não use água limpa e tratada para essas finalidades, você pode futuramente com sede, sentir falta dessa água.







•Os pneus que não podem mais ser utilizados nos automóveis podem ser reciclados e voltarem como tapetes de carro, solado de sapatos, pisos industriais (hoje em dia já desenvolveram o asfalto utilizando esse material) e outra infinidade de produtos. Isso evita que os mesmos se acumulem tornando-se focos de doenças.







lute pela ciclovia em sua cidade
•E que tal andar mais a pé ou utilizar sua bicicleta ao invés de pegar o carro para ir até a esquina. Além de fazer exercício economiza combustível,diminui a emissão de gases poluentes, reduz o buraco de ozônio (só de não aumenta-lo já é grande coisa), o transito e mais um monte de benefícios…







todo banco real tem um
•Pilhas e baterias devem ser depositadas em locais corretos, pois se não forem armazenadas adequadamente podem liberar metais pesados que contaminam o solo e o lençol freático. Além disso, podemos utilizar pilhas alcalinas que duram mais, além de pilhas recarregáveis. Menos acúmulo para o meio ambiente.