Dona da Porrah Toda

"Enquanto você se esforça pra ser um sujeito normal e fazer tudo igual, eu do meu lado aprendendo a ser louco, maluco total, na loucura real..."

Hoje é Sexta-feira 13 de agosto : u-uh !!!

  Melhor dia do ano, quase tão bom quanto 31 de outubro (que aliás só é bom agora, minhas ancestrais torradas na fogueira que o digam)., 11 de setembro e mais alguma outra data que te bota terror (dia do seu casamento, aniversário da sogra e afins). Mas enfim, hoje é sexta - feira 13 galera, ú-uh..e de agosto ainda, quer melhor ?! 
- Mas peraí, parece que você não está tão feliz como eu com a data, está meio tenso (a), transpiração fria e excessiva nas mãos e no rosto, pior, nem se arriscou a sair de casa hoje ainda ?? Que isso companheiro (a), sai de debaixo dessa cama agora, porque Sexta-feira 13 é só um mito,  uma crença, cheia de lendas urbanas (bem que poderia ser também feriado) e claro, tirando todas as supertições criadas para mitificar o dia, as mortes, calamidades, faltas de sorte e tudo mais que coicidentemente ocorreram para encrementar a data, podemos "quase" dizer que hoje será mais um dia pra você chamar do dia de Sorte, quer apostar ?!!

Más antes de entrarmos nos "saravás", mandingas, frases de efeito ou simplismente em mais uma oportunidade pra você afirmar que não tem nenhum "tiquim" de medo desse dia, vamos entender porque afinal de contas a sexta feira 13 do mês de agosto é mais temida que os ataques de Bin laden.

DE ONDE ORA BOLAS, SURGIU ESSA CRENÇA ???

 Definir a crença e origem da má sorte da sexta-feira 13 é um pouco complexo, pois assim como o surgimento do Universo, existem vários relatos do "como surgiu" ( pelo menos na net kk) e isso se deve ao fato de que o maior mitificador da data é a própria questão religiosa, então pra tentar descrever a real origem aqui eu teria de fazer quase que uma monografia, ou tese, ou qualquer coisa que me tomasse um tempo de estudos científicos, psiquicos e religiosos a respeito...coisa que não vai rolar, porque isso aqui é um blog de coisas da nefasta, e todo mundo que me conhece sabe que eu não tenho muito saco pra isso, então vou colocar abaixo as explicações mais próximas da realidade (ou não, vai saber kk) dos fatos e tentar mostrar a você que aquela frase "deitou na cama, levou a fama" é bem a cara da maioria das grandes coisas (ou datas no caso),  ou seja, nem sempre o que você vê é o que é.

- Alguns dizem que essa crença esta intimamente ligada a morte de JC, isto porque eram 12 os apóstolos e contando com Crist (aqui vou chamá-lo assim ok, mas pra quem não entendeu estou falando do cara que morreu por vocês, foi crucificado, morto, executado, etc..) dariam 13 no total., somando isso ao fato de Crist ter "Ido" numa sexta-feira. após a traição do seu 12º apóstolo (que somado com ele = 13). estaria aí nossa primeira mistificação da data.

- Outra explicação sobre essa data remonta à consolidação do poder monárquico na França, especificamente quando o rei Felipe IV sentia-se ameaçado pelo poder "cala a boca e escuta" da Igreja dentro de seu país. Para acabar com a "palhaçada", ele tentou se filiar à prestigiada ordem religiosa dos Cavaleiros Templários (núss), que, por sua vez, recusou a entrada do monarca na corporação. Fulo da vida, acabou ordenando a perseguição dos templários numa sexta-feira, 13 de outubro de 1307, com isso toda sexta-feira 13 acabou pagando o pato e tchran...temos aí a segunda mistificação da data!!!


Temos também outra história, onde já cita sexta feira 13 como maldição. Seria o seguinte, durante o   processo de cristianização dos povos bárbaros que invadiram a Europa no início do período medieval, os escandinavos que até então eram politeístas e adoravam Friga, deusa do amor e da beleza, acabaram se rendendo ao cristianismo e isso fez a "galera" cuspir no prato que comeu, ou seja, passaram a amaldiçoar a deusa como uma bruxa (e olha que ela nem era feia hehe) que, toda sexta-feira (parece que esse povo da época só tinha sextas feiras na vida neh!), se reunia com onze feiticeiras + o "demonho" ( demônio pra quem não é mineiro) para rogar pragas contra humanidade. Muito bonito Sra.Friga, acabou de contribuir com nossa terceira mais bem aceita mistificação da data...aff


 Com essas e mais tantas possíveis explicações ou tentativas de definição da data, o que podemos dizer é que de uma forma ou de outra, Sexta-feira 13 é uma data fatídica na história com demasiada quantidade de situações que não foram muito favoráveis a  mesma, por isso a super star do ano letívo acabou ficando tão Pop.