Dona da Porrah Toda

"Enquanto você se esforça pra ser um sujeito normal e fazer tudo igual, eu do meu lado aprendendo a ser louco, maluco total, na loucura real..."

Se toca porque o Outubro é Rosa !



Mês de Outubro... só coisa boa rolando....mês das crianças...mês do meu niver (esse já ta na porta praticamente kk) e mês escolhido como simbolo para a mulher se cuidar. O outubro rosa é mundialmente conhecido e enfatiza a necessidade da mulher se tocar e se cuidar fazendo exames de prevenção contra o cancer de mama. Mas você deve estar se perguntando, porque Outubro e porque rosa néh?!


O movimento surgiu nos Estados Unidos, onde no mês de outubro vários estados tinham ações isoladas referente ao cancer de mama e mamografias. A história do outubro rosa remonta à última década do século 20, quando o laço cor-de-rosa, foi lançado pela Fundação Susan G. Komen for the Cure e distribuído aos participantes da primeira Corrida pela Cura, realizada em Nova York, em 1990 e, desde então, promovida anualmente na cidade.


Apartir daí outras entidades, estados e ações começaram a rolar e fazer do movimento uma comemoração anual, sempre focada no diagnostico precoce; a cor rosa foi ganhando além de laços, acessórios e roupas, outros destaques, onde a iluminação de locais e monumentos públicos só fez aumentar a divulgação e ajudar como forma de lembrar as mulheres que o mês era de conscientização e prática de prevenção.


Aqui no Brasil a primeira iluminação referente ao outubro rosa aconteceu em outubro de 2002 em SP (obelisco do Ibirapuera) juntamente com a comemoração dos 70 anos do encerramento da revolução,depois dele outros monumentos aos poucos foram ficando iluminados em rosa (São Paulo-SP, Santos-SP, Rio de Janeiro-RJ, Porto Alegre-RS, Brasília-DF, Salvador-BA, Teresina-PI, Poços de Caldas-MG e outras cidades).


Pra concluir o post, logo no ínicio do mês a fonte da pça da estação, em beagá já recebeu iluminação especial a favor do movimento e em comemoração ao Outubro Rosa, a SES irá disponibilizar um caminhão com mamógrafo, que se deslocará por 11 municípios de Minas Gerais (Ribeirão das Neves, Santa Luzia, Governador Valadares, Teófilo Otoni, Montes Claros, Patos de Minas, Uberlândia, Uberaba, Divinópolis, Varginha, Juiz de Fora) durante todo o mês.




Eu como mulher e blogueira também apoio a causa e por este motivo durante todo o mês de Outubro deixarei o blog Cor de Rosa. Agora que você já sabe da importancia da prevenção, se joga, põem rosa e vá se tocar garota ! b.f.d.s