segunda-feira, 31 de outubro de 2011

AVC, cuide-se para não se ver cuidado

Você sabia que o Brasil é campeão indiscutível de mortes e aposentadorias por conta de AVC ? Não? - Pois éh, o dia de hoje é sempre muito divulgado, muito comentado na mídia, mas na real as pessoas não prestam muita atenção, e se prestam logo esquecem, porque senão esse índice não saía em disparada por aqui.

O antigo e renomeado Derrame, mata mais que tiroteio no Rj e pior, a maioria das vezes as pessoas tem como se safar e isso não acontece porque as primeiras pessoas a socorrerem a vítima de AVC e até elas mesmas não tem essa consciência de que estão tendo sintomas que denotam AVC e por isso acabam quando sobrevivem com sequelas irreparáveis ou passíveis de terapia e fisioterapia para vida toda.

Para que isso não aconteça, é preciso que você saiba o que é o como pode identificar se está tendo ou presenciando alguém tendo AVC, para que assim leve imediatamente a pessoa até o hospital mais próximo, dando assim a ela uma chance de se salvar.

Pra começar, AVC (acidente vascular cerebral) é uma alteração do fluxo do sangue no cérebro,que ocorre por falta (AVC isquêmico) ou extravasamento (AVC hemorrágico) de sangue em alguma região do corpo" (daí inclusive a explicação para o antigo nome, Derrame).

É mais frequente entre os homens, os negros e entre os idosos, o que nos últimos tempos não descarta nem um pouco mulheres e jovens, já que o índice entre eles vem aumentando consideravelmente. Quem tem casos na família também tem mais risco de sofrer um AVC. A prevenção é feita por hábitos simples e alimentação saudável, como evitar ou reduzir ao máximo o alcool, o sal,  açucar, cigarro, controlar a pressão (este último se não controlado aumenta muito as chances de rolar um AVC), fora exercícios etc, que são coisas indicadas a todo mundo para uma vida saudavel, mas que no caso de quem quer evitar ter um AVC torna-se imprensidível seguir. Daí onde acredito que esteja o problema e motivo do AVC no país só crescer e matar, a gente sabe das recomendações, mas pouco ligamos ou fazemos a respeito.Se ligamos geralmente é em meio ao susto de ter sofrido um ou ter presenciado alguém que se recupera ou sofreu AVC.

Então bora cuidar disso néh galera, acho que todo mundo aqui quer morrer de morte morrida como eu e de preferencia quando não tivermos mais o que fazer por aqui na terra (o que eu torço pra ser além da descoberta e popularização da pílula da vida eterna kk). É muito importante você saber que se através das dicas da imagem abaixo for constatado por você que você está tendo ou presenciando um AVC, você deve correr imediatamente para o hospital mais próximo, pois a cada hora apartir do primeiro sintoma, fica mais distante a possibilidade de salvar a vítima (Acidentes vasculares cerebral podem matar em 3 horas se a vitima não receber medicação adequada na veia ( por isso a orientação de levar imediatamente ao hospital - leia-se aqui hospital e não clinica, posto de saúde, consultório médico...local sim com aparato para salvamento e até possível cirurgia de emergência).



Pra fechar o post, mais importante que você ler e aprender sobre AVC é você ensinar parentes, amigos, etc como identificar os sintomas e o que podemos fazer para que a vítima tenha mais chances de sobreviver. O índice de morte no país por falta de socorro em tempo hábil é muito alto e conto com vocês para fazermos nossa parte e assim podermos nos ajudar e ajudar quem pode vir algum dia a ter um acidente vascular cerebral !

Pronto, falei : As vezes me odeio por algumas coisas que faço. Escrevi este post no dia mundial contra avc e na correria acabei salvando em rascunhos ao invés de publicar, mas como para algumas coisas "antes tarde do que nunca", sempre é tempo de reparar uma manota néh...(essa semana já foram duas...vai contando..kk) então postei hoje pra vocês okays...se liguem!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comenta mas não inventa!